domingo, 24 de maio de 2020

Polenta

  • 3 xícaras e 1/2 de água
  • sal a gosto
Colocar a água para ferver. Acrescentar o sal. 
  • 1 xícara de farinha de milho média
  • 1 xícara (ou mais) de água
Num recipiente, colocar a farinha, depois acrescentar a água e misturar. Se ficar "empapada", adicionar mais água até ficar um creme bem liso. 
Despejar essa mistura na água fervendo e ir mexendo até ficar na consistência de seu agrado. 

Sugestão de acompanhamentos: carne moída com molho vermelho, arroz, feijão e saladas.

Outras apresentações:


ESCONDIDINHO DE POLENTA


Num refratário, distribua uma camada de carne preparada com molho vermelho, cubra com uma camada de polenta, depois com fatias de queijo e finalize com parmesão ralado. Leve ao forno ou ao micro-ondas para derreter o queijo, sirva a seguir.


LASANHA DE POLENTA


Num refratário, distribua, em camadas: carne preparada em molho vermelho, queijo fatiado, polenta, queijo fatiado. Repita as camadas, finalize com queijo parmesão ralado. Leve ao forno ou ao micro-ondas para derreter o queijo, sirva a seguir.


POLENTA "BRUSTOLADA"


Na colônia italiana do sul do Brasil, costuma-se fatiar a polenta fria e grelhá-la dos dois lados (pode-se também, depois de virá-la, enquanto o segundo lado grelha, cobrir cada pedaço com fatias de queijo e salame). É importante deixar um bom tempo grelhando de cada lado, até que se forme uma crosta e assim se solte facilmente da grelha.
Curiosidade: O termo “brustolada” é do dialeto “talian” (ou “vêneto brasileiro”), e vem do verbo italiano “abbrustolire” (cujo particípio seria “abbrustolita”) que significa torrar.