sábado, 21 de abril de 2018

Pão pesto

  • 1 copo de leite morno com 1 ovo (colocar o ovo dentro do copo e completar o copo com leite)
  • 1 e 1/2 colher (sopa) de azeite de oliva
  • 1 e 1/2 colher (chá) de sal
  • 2 colheres (sopa) de açúcar
  • 5 colheres (sopa) de manjericão picado ou moído no processador
  • 3 copos de farinha de trigo
  • 2 colheres (chá) de fermento biológico seco instantâneo
Coloque os ingredientes na forma da panificadora e inicie o processo no ciclo denominado normal. Depois que não estiver mais "espirrando" farinha, verifique a consistência da massa: se estiver muito mole, grudando nas paredes da forma, vá adicionando mais farinha, aos poucos, com auxílio de uma espátula de silicone, até ficar no formato de uma bola homogênea; ou, se estiver muito dura, vá acrescentando 1 colher (chá) de água morna de cada vez, até ficar no ponto. Enquanto o aparelho segue seu processo, unte e enfarinhe uma forma retangular que caiba no forno convencional. Verifique no manual da panificadora a duração de cada etapa do ciclo e, antes do término do último descanso da massa (antes que inicie a etapa de assar), desligue a panificadora, retire a massa da forma do aparelho, sove um pouco manualmente, modele os pães em formato semelhante ao de baguetes (podem ser duas unidades cilíndricas e longas) e disponha-os na forma retangular. Deixe crescerem por mais algum tempo, em ambiente aquecido. Antes de colocá-los para assar, faça alguns cortes diagonais na superfície dos pães e pincele-os com gema de ovo ou com algum tipo de gordura (gordura de coco, banha, óleo de oliva, etc.). Leve-os ao forno convencional e asse até ficarem dourados.
Se quiser que fiquem com a casca menos crocante, logo que terminarem de assar, retire-os do forno e enrole-os num pano umedecido. Cubra com outro pano. Podem ser consumidos a seguir, ainda quentes, ou pode-se deixá-los esfriar e guardá-los em sacos plásticos.
Ao servir, corte em fatias diagonais, acompanhado por patês e/ou frios.

Dicas:

- Se o seu forno permitir, coloque na prateleira de baixo uma assadeira com água para que o vapor deixe seus pães mais macios.

- Se sobrar manjericão, moa as folhas excedentes no processador e congele-o em formas para gelo (melhor se forem de silicone). Pressione bem o conteúdo de cada espaço para que os cubos fiquem bem compactos, cubra com um filete de óleo de oliva. Quando congelados, transferir os cubos para um saco plástico ou para um recipiente com tampa e manter no congelador para assim poder ir utilizando os cubos conforme for precisando.