segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Doce de casca de laranja em calda

  • cascas grossas de laranja (usar cascas de frutas cultivadas sem agrotóxicos)
  • água
  • açúcar
  • cravos
Medidas aproximadas para render um vidro de 600ml: cascas de 5 laranjas / 2 xícaras de açúcar / 3 xícaras de água / 4 cravos

Para reunir uma boa quantidade de cascas, conforme for consumindo as frutas, vá guardando-as num pote fechado na geladeira; ou, então, vá distribuindo as cascas sobre um papel toalha, em local bem ventilado e sem sol direto, para que sequem e assim não estraguem. Para que a casca saia com a parte branca mais espessa, ao descascar a fruta, marque a casca com 4 cortes no sentido longitudinal e retire cada pedaço, cuidadosamente, com as mãos. Se quiser, pode usar também algumas cascas de limão siciliano.
  1. Coloque as cascas numa panela e cubra-as com água. Leve ao fogo, deixe ferver por uns 30 segundos e escorra.
  2. Ponha-as de molho por 3 dias (na geladeira, se estiver calor), trocando a água 3x ao dia).
  3. No dia em que for cozinhar o doce, ferva por mais uns 5 minutos, jogue a água fora e deixe esfriar um pouco. Corte cada parte em 4 pedaços. Descasque, com cuidado, para retirar somente a parte externa amarela (retire o mínimo possível). Descarte as partes amarelas e coloque os pedaços brancos resultantes numa panela. Acrescente a água, o açúcar e alguns cravos e leve para ferver por uns 30-40 minutos, até ficar num ponto bom de doce em calda. Retire os cravos e guarde num vidro previamente escaldado, com a tampa bem vedada (o doce se conservará melhor se o vidro ficar bem cheio). Quando for servir, coloque o doce algumas horas antes na geladeira, e sirva acompanhado por sorvete, merengues esmigalhados e/ou coco queimado ralado e adoçado.
Dica: Caso não couber tudo no vidro, aproveite o excedente para colocar sobre bolos ou para acompanhar sobremesas como cuscuz de tapioca e sagu de leite; a calda pode ser usada também para adoçar sucos, chás ou saladas de frutas, ou ainda para substituir parte do líquido no preparo de outros doces como mousses e gelatinas. Também fica muito bom sobre carnes, para dar um toque agridoce.