- filés de peito de frango
- massa de tomate, óleo, sal e temperos a gosto
- 1 ovo
- 1 pote de requeijão zero lactose
- um pouco de parmesão zero lactose ralado
- 2 discos para pastelão de forno
- opcional: fatias de presunto
Frite levemente os filés de frango em um pouco de óleo. Acrescente a massa de tomate, o sal e os temperos. Cozinhe. Desfie os filés. Adicione o requeijão e misture tudo muito bem.
Preaqueça o forno.
Montagem:
Unte uma forma redonda (tipo as de pizza) com gordura de coco, manteiga zero lactose ou óleo. Disponha nela os dois discos de massa, assim como vieram no pacote, sem separá-los. Retire o disco de cima, tomando o cuidado de mantê-lo com o plástico que isola um disco do outro - isso evitará que a massa fique disforme ao manipular a massa. Coloque o recheio no centro do disco que ficou na forma (o recheio não pode estar com muito líquido, senão acabará vazando ao assar). Cubra o recheio com as fatias de presunto, se for o caso. Cubra tudo com o outro disco de massa, deixando a face que está com o plástico para cima.
Separe a gema e a clara do ovo.
Para fechar as bordas do pastelão:
- você pode optar por simplesmente apertar com um garfo (neste caso, pode pincelar as bordas entre um disco e outro com um pouco de clara para ajudar a unir os dois discos, e procure apertar com o garfo de lado, antes ainda de remover o plástico de proteção do disco, para não correr o risco de furar a massa);
- ou, então, após remover o plástico de proteção, pode ir dobrando e apertando as bordas - dos dois discos juntos - em toda a sua extensão.
Pincele o pastelão com a gema, polvilhe com o parmesão ralado e leve ao forno de acordo com as instruções da embalagem.
Dica: O requeijão pode ser substituído por 1 caixinha de creme líquido de arroz e 1/2 xícara de queijo zero lactose ralado no ralo grosso (lembrando que o creme líquido de arroz tem uma textura parecida com o creme de leite e é comprado pronto em formato de caixinha do tipo tetrapack - não é aquele em forma de farinha).