Sugestões de alimentos que podem incluir mais fibras em seu cardápio
e/ou facilitar a digestão de quem tem problemas de constipação (prisão de ventre):
AO LONGO DO DIA:
- não basta seguir uma dieta rica em fibras, se não for acompanhada da ingestão de água suficiente, pois muita fibra e pouca água pode acarretar constipação, portanto, é importante beber muita água, distribuída ao longo do dia, preferencialmente filtrada, fervida ou mineral (a quantidade diária recomendada por nutricionistas é de 35ml de água por cada quilo de peso corporal)
AO ACORDAR:
- suco batido no liquidificador, tomado em jejum (laranja com bagaço, mamão, damascos picados, passas de uva e/ou ameixas-pretas picadas)
- suco batido no liquidificador, tomado em jejum (laranja com bagaço, mamão, damascos picados, passas de uva e/ou ameixas-pretas picadas)
- ou 1 copo de água
CAFÉ DA
MANHÃ E/OU LANCHE:
Frutas:
- laranja com bagaço
- mamão
- pera
- maçã
- frutas secas (damascos,
passas de uva, ameixas pretas)
Laticínios:
- iogurte natural (pode
enriquecê-lo com as farinhas e/ou as frutas secas)
Farinhas/sementes/cereais:
- linhaça (lavada, deixada de molho em água, depois liquidificada)
- farelo de trigo (também
conhecido como fibra de trigo)
- farelo de aveia
- pipoca
Pães:
- pão integral, enriquecido
com as farinhas/sementes acima e/ou com as frutas secas citadas
ALMOÇO E/OU JANTAR:
- feijão
- milho verde
- arroz cateto integral
- batata-doce
- beterraba
- couve-flor - brócolis
- óleo de oliva
Outros alimentos:
- Caldo de cana, preferencialmente com limão - açúcar mascavo - melado de cana (consumidos com moderação, devido ao seu alto teor calórico)
- Vitamina laxante:
- 2 colheres (sopa) de sementes de linhaça
- 2 ameixas pretas
- 1 banana
- opcionais: açúcar mascavo ou melado de cana
Com auxílio de uma peneira, lavar as sementes de linhaça. Colocá-las de molho por uma noite em água fervida ou filtrada. Num recipiente à parte, colocar também as ameixas-pretas de molho pelo mesmo tempo. Na manhã seguinte, colocar a linhaça e as ameixas no liquidificador, inclusive os líquidos onde ficaram de molho, e os demais ingredientes; moer bem - ir adicionando mais água se necessário - e consumir em seguida.
Além desses cuidados com a alimentação, é importante fazer exercícios regularmente e ter uma vida ativa, evitando o sedentarismo.
(Baseado na sabedoria popular e no capítulo “Constipação” do livro Comida: um santo remédio, da nutricionista Joselaine Stürmer, publicado pela Editora Vozes)