3 batatas médias
5 xícaras de chá de polvilho azedo
5 xícaras de chá de polvilho doce
1 xícara de chá de óleo
1 ½ xícara de chá de água
1 colher de café de sal
5 xícaras de chá de polvilho azedo
5 xícaras de chá de polvilho doce
1 xícara de chá de óleo
1 ½ xícara de chá de água
1 colher de café de sal
MODO DE PREPARO
1. Cozinhe as batatas e amasse-as em seguida, para formar um purê.
2. Misture todos os ingredientes até obter uma massa homogênea. Se necessário, acrescente um pouco mais de água.
3. Pré-aqueça o forno. Espalhe farinha de milho média, com auxílio de uma peneirinha, sobre uma assadeira (eu prefiro usá-la virada, com o fundo para cima, porque há um melhor aproveitamento do calor).
4. Vá modelando as bolinhas (aproximadamente 1 colher de sopa de massa para cada uma) e distribuindo-as na assadeira. Leve ao forno alto (250ºC), por 35 a 45 minutos. Sirva a seguir, ainda quentes.
Logo que saem do forno, os pãezinhos ficam com a casca bem crocante. Se quiser guardar para consumir depois e desejar que fiquem macios, deixe esfriarem num recipiente com tampa (pode ser até numa panela), e, depois de frios, guarde num saco plástico ou num pote bem vedado; mantenha-os na geladeira ou no freezer; aqueça-os na hora em que for consumi-los. Podem ser abertos ao meio e recheados com frios, com ensopadinho, ou com outro recheio salgado de sua preferência, e também pode-se fatiá-los e passar mel ou geléia sobre eles.
Dica: Se o seu forno não distribui bem o calor, você pode colocar uma forma de minipizza com água na divisão inferior para evitar que queime embaixo.
(adaptada a partir de receita do site http://www.girassolinstituto.org.br/home/default.asp)
(receita sem glúten e sem lactose)