- 1 pacote de merengues (100g)
- 3 gemas
- 1 lata ou caixinha de leite condensado
- aproximadamente 80g de coco ralado e 50g de coco queimado ralado e adoçado (ou 1 xícara de chá de amendoim torrado triturado)
- 2 caixinhas de creme de leite gelado
- gordura de coco ou manteiga para untar a travessa
- creme chantilly*
Um dia antes de fazer a sobremesa, coloque na geladeira o creme de leite ou o leite que usará para fazer o chantilly, bem como as caixinhas de creme de leite que usará no creme, a fim de que fique tudo bem gelado.
1ª camada - MERENGUES:
Unte uma travessa refratária de aproximadamente 30cmX20cm (ou utilize duas menores), deixando-a preparada para receber a primeira camada de merengues esmigalhados (mas espere para esmigalhar os merengues quando o creme da próxima camada estiver preparado e frio).
2ª camada - CREME DE RECHEIO:
Passe as gemas por uma peneira. Misture bem ao leite condensado e leve ao fogo por alguns minutos. Desligue. Misture o coco ralado e metade do coco queimado ralado ao creme (ou parte do amendoim triturado). Adicione o creme de leite gelado.
Esmigalhe e espalhe os merengues sobre o fundo do refratário untado, formando a primeira camada. Espalhe metade do creme de recheio sobre a camada de merengues. Leve ao congelador por algum tempo para firmar. Enquanto isso, prepare o chantilly.
3ª camada - CHANTILLY:
Retire a sobremesa do congelador e distribua metade do creme chantilly, formando a terceira camada (guarde o que restou do chantilly na geladeira para usar depois). Leve a sobremesa ao freezer novamente para firmar esta camada.
Distribua o restante do creme de recheio e volte ao congelador para firmar mais um pouco.
5ª camada - CHANTILLY:
Distribua o restante do chantilly, com a ajuda de uma espátula, cobrindo bem a sobremesa.
Para finalizar, espalhe coco queimado ralado ou amendoim triturado (conforme o ingrediente que você tiver escolhido para usar no recheio) sobre toda a superfície do gelado. Leve ao freezer para congelar (dependendo da potência do seu congelador, pode ser necessário passar para a geladeira algum tempo antes de servir para facilitar a tarefa de cortar a sobremesa, mas não deixe descongelar muito, para que não perca a característica de "gelado" - procure tratá-lo como um sorvete, ou seja, não deixe exposto à temperatura ambiente durante muito tempo).
Dicas:
- Se preferir, em vez de montar o doce numa travessa, pode fazê-lo em taças individuais, no formato de “verrine”.
- Para o creme chantilly tradicional, bata 2 xícaras de creme de leite fresco bem gelado na batedeira. Quando começar a aumentar de volume, vá acrescentando aos poucos 2 colheres (sopa) de açúcar de confeiteiro. Bata até ficar firme, mas cuidado para não bater demais para não virar manteiga.
Se for usar pó para chantilly, utilize 3 unidades de 50g cada e siga as instruções da embalagem.
(versão baseada em receita da Ilva)