- 70ml de óleo ou 2 colheres (sopa) de manteiga
- 400ml de fubá
- 1 pitada de sal
- 300ml de açúcar
- 400ml de leite
- 4 cravos
- 1 pedaço de canela
- 1 colher (chá) de erva-doce
Misture todos os ingredientes e leve ao fogo, mexendo sempre, até ficar como uma polenta. Retire do fogo e deixe esfriar.
- 3 ovos
- 200ml de leite
- 1 pires de queijo ralado
- 1 colher (sopa) de fermento em pó passado por peneira
- um pouco de farinha de milho para enfarinhar a forma
- um pouco de farinha de milho ou de maisena para dar ponto na massa, se necessário
Enquanto a mistura de fubá cozido esfria, unte e enfarinhe uma forma de aro no meio. Quando a massa de base estiver praticamente fria, retire os cravos e a canela. Adicione os ovos e o leite. Incorpore bem, preferencialmente com auxílio de um fouet. Ligue o forno para ir preaquecendo. Acrescente o queijo e misture mais um pouco. Se a massa ainda não estiver no ponto de massa de bolo, vá adicionando mais farinha de milho ou maisena o quanto baste. Por último, adicione o fermento, misturando-o bem. Distribua a massa na forma e leve ao forno a 200 graus até ficar dourado. Desligue o forno e deixe por mais alguns minutos (acompanhe de perto para que não escureça demais ou queime). Então, vá abrindo a porta aos poucos para que o bolo não murche muito rápido ao entrar em contato com a temperatura ambiente. Desenforme quando estiver morno.
Dica:
- É possível fazer bolinhos com esta massa - para isso, use forminhas de silicone, ou coloque forminhas de papel dentro de formas de quindim, encha-as até 3/4 com a massa e leve ao forno (no mesmo sistema usado para queijadinhas e cupcakes).
(adaptação a partir de receita da Rosângela)