domingo, 12 de janeiro de 2014

Pizza de farinha integral

(Rendimento: 2 pizzas)

1 xícara de farinha de trigo comum
1 xícara de farinha de trigo integral
1 colher de sopa de azeite
1/2 colher de sopa de açúcar
1/2 colher de sopa de sal 
1 xícara de água morna
1/2 sachet de 10 ou 12 gramas de fermento para pão em pó seco (ou 1 e 1/3 colher de chá)

Num pote grande coloque as farinhas e o sal. Numa jarra coloque metade da água morna, dissolva o açúcar, salpique o fermento e mexa. Deixe descansar um pouco até formar bolhas.  Adicione a mistura do fermento às farinhas, junte o óleo e, usando as mãos, mexa a massa bem para incorporar. Vá acrescentando o que for necessário do restante da água morna, aos poucos, até que a massa não esteja grudando mais nas mãos. Quando a mistura estiver bem homogênea, transfira a massa para uma superfície firme e trabalhe-a (sove) por 5 a 7 minutos até que ela fique bem macia. Coloque novamente no pote, salpique farinha no recipiente e sobre a massa, e deixe crescer coberta, em local não muito frio, por pelo menos 40 minutos (melhor se for em torno de uma hora). Depois que a massa tiver dobrado de volume, retire o ar e divida-a em duas partes.

Sobre uma superfície enfarinhada, abra a primeira parte da massa com o rolo até ficar no tamanho da forma que for usar. Transfira a massa para a forma já untada e enfarinhada com farinha de milho. Repita a operação para a segunda pizza. Se a massa for bem fina, não precisa ser assada previamente já que assa bem rápido, mas se for mais grossa, é recomendável pré-assar por uns 5 minutos antes de colocar o molho e o queijo.

Espalhe um pouco de molho de tomate e os demais ingredientes escolhidos para a cobertura, finalizando com orégano e folhas frescas de manjericão. Asse por 10 a 12 minutos a 220°C em forno bem quente. Ao servir, acrescente um filete de óleo de oliva em cada porção.



Adaptação a partir de receita obtida em