sábado, 13 de julho de 2013

Piadina (pão de frigideira)

  • 1 e 1/2 xícara de farinha de trigo comum 
  • 1 e 1/2 xícara de farinha de trigo integral
  • 1 e 1/2 colher (chá) de sal
  • 1 colher (chá) de fermento em pó
  • 2 colheres (sopa) de óleo de oliva
  • 1 xícara de leite em temperatura ambiente
Em uma tigela grande, junte a farinha, o sal e o fermento. Misture e abra um buraco no centro. Coloque o azeite bem no meio e vá esfregando a farinha com os dedos para misturar. Junte o leite em duas etapas e, com as mãos, misture bem, até formar uma bola. Transfira a massa para uma superfície de trabalho enfarinhada e trabalhe a massa por 3 minutos, no máximo. Enrole a massa para formar uma cobra e divida em 6 pedaços iguais. Se não quiser fazer todos os pedaços, congele a massa restante, antes de abrir, já em porções embrulhadas em filme. Cubra a massa que será usada com um pano de prato úmido. Mas atenção, o pano não pode estar molhado. 

Coloque uma frigideira antiaderente para aquecer em fogo alto. Abra um pedaço de massa com rolo de macarrão até ficar com cerca de 20cm de diâmetro. Quando a frigideira estiver bem quente, coloque o disco e faça vários furos com um garfo; assim que o fundo começar a ficar com pintinhas escuras, após cerca de 2 minutos, vire e deixe cozinhar por mais 2 minutos, furando com o garfo. Transfira para um prato e cubra com um pano de prato limpo, apenas para não esfriar, enquanto você faz as outras.
Recheie a metade da superfície de cada piadina com os ingredientes de sua preferência, dobre-a ao meio. Se for necessário, leve ao forno ou ao microondas para aquecer o recheio. Quem quiser, na hora em que for comer, pode usar óleo de oliva para regar sua porção.