sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Moranga (dicas de aproveitamento)

- Para descascar com mais facilidade: Lave a moranga. Leve-a ao fogo com uma pequena quantidade de água, numa panela tampada, para amolecer um pouco a casca. A moranga pode estar inteira ou cortada pela metade - neste último caso já pode retirar a polpa e as sementes. Deixe esfriar um pouco e descasque.
- Para não desperdiçar os nutrientes que ficaram na água desta primeira fervura, você pode aproveitá-la na continuidade do preparo (ou pode utilizá-la, depois de fria, para regar as plantas - neste caso, não adicionar sal). 
- As cascas pré-cozidas podem ser moídas no processador (ou com água, no liquificador) e acrescentadas a outros pratos (cozido de legumes, sopa, bolo salgado, etc.).
- O mesmo pode ser feito com a polpa e as sementes, se forem das variedades mais tenras e macias (podem ser moídas junto com a casca no liquidificador e ser aproveitadas em outros preparos). 
- Se as sementes forem das variedades mais firmes/duras, podem ser assadas no forno em forma untada, acrescentando sal e mexendo de vez em quando - são ótimas para aperitivo. Outro modo de aproveitar as sementes firmes é, depois de secá-las ao sol ou assá-las no forno, transformá-las numa farinha moendo-as no liquidificador (passe por uma peneira para retirar pedaços de casca mais duros que eventualmente tiverem restado). Esta farinha pode ser adicionada à massa de pães ou similares.