quarta-feira, 27 de junho de 2012

Iogurte caseiro - sem lactose

  • 1 litro de leite zero lactose
  • 1 pote de iogurte zero lactose (consistência firme) ou 1 envelope de fermento lácteo para iogurte
1 - Se for usar o iogurte como base, retirá-lo da geladeira uma meia hora antes para que fique em temperatura ambiente. 
Levar o leite ao fogo, aquecendo até ficar morno (até uns 50 graus).

2 - Adicionar o iogurte (mexer bem antes de tirar do potinho, até ficar um creme bem homogêneo) ou o fermento lácteo a 1 xícara do leite morno. Misturar bem. Despejar a mistura no recipiente onde ficou o restante do leite morno  (caso tiver usado um iogurte como matriz, se quiser que fique ainda mais cremoso, pode passar a mistura por uma peneira antes de deixá-la descansar). Acondicione a mistura num recipiente térmico ou em potinhos de vidro previamente escaldados em água fervente.

3 - Colocar num ambiente que favoreça a manutenção da temperatura por algumas horas, até que o iogurte fique firme (o tempo pode variar bastante, dependendo da temperatura ambiente). Para essa manutenção da temperatura, algumas alternativas:
  • Ferver um pouco de água numa panela de pressão. Desligar. Retirar a água e colocar os potinhos na panela (deixar as tampas dos potinhos apenas sobrepostas, sem rosquear). Recolocar a tampa na panela. De preferência, deixá-la ao sol (se for um dia de calor muito intenso, cubra a panela com uma caixa de papelão para não aquecer demais - o ideal é que fique em torno de 45 graus), ou enrolar um pano grande e encorpado em volta para manter o calor. Pode também colocá-la, coberta por um pano, dentro de uma sacola térmica. Cuidado para não colocá-la diretamente sobre superfícies frias (use uma tábua de madeira embaixo, se necessário). Também pode usar uma panela de ferro. Neste caso, aquecer a panela e sua tampa no sol. Quando ambas estiverem quentes, dispor os potinhos dentro, tampar a panela e deixar no sol até o iogurte ficar pronto.
  • Usar um recipiente térmico (eu uso um baldinho térmico reservado especialmente para este fim) que, por sua vez, pode ser colocado dentro de uma ou mais sacolas térmicas (se quiser, distribua bolsas térmicas em volta do recipiente para aumentar a manutenção do calor, ou use panos de prato preenchendo os espaços que restarem no interior da(s) sacola(s) térmica(s). Depois de pronto o iogurte, distribuí-lo nos potinhos de vidro.
  • Utilizar iogurteira (neste caso, siga as instruções do aparelho). Lembrando que, em dias frios, também a iogurteira dá melhor resultado se colocada sobre uma tábua de madeira.
Fechar bem os potinhos de iogurte e mantê-los em geladeira (geralmente duram em torno de uma semana).
Eu costumo acrescentar um pouco de mel, geleia de frutas, farinhas (linhaça, gérmen de trigo, aveia, etc.), sementes (gergelim preto, chia, etc.), e/ou granola a cada potinho na hora de consumir.


Dicas

- Se não quiser usar fermento lácteo ou comprar um novo iogurte a cada vez, pode usar como matriz um dos iogurtes já preparados por você para fazer os novos. Eu costumo preparar todo o primeiro litro de iogurte como matriz e vou usando um potinho por dia para fazer um novo litro.

- Para fazer um mingau prático e rápido, sem lactose e sem glúten, misture ao iogurte farinha de mandioca, passas e, se quiser, um pouco de mel.

- Caso o iogurte comece a ficar com um sabor um pouco ácido e você preferir não consumi-lo, aproveite-o para fazer um pudim de leite sem lactose (veja receita aqui no blog), usando o iogurte em lugar do leite.