sexta-feira, 15 de julho de 2011

Bolo de laranja - sem lactose


BOLO

  • 1 laranja de umbigo com casca cortada em pedaços
  • 3/4 de xícara de óleo
  • 3 gemas

Retirar as sementes da laranja. Colocar todos os ingredientes no liquidificador e bater bem.

  • 3 claras

Bater as claras em neve. Reservar.

  • 2 xícaras de açúcar
  • 2 xícaras de farinha
  • 2 colheres de sopa de fermento em pó (ou 1 de fermento e 1 de bicarbonato de sódio)

Misturar o açúcar e a farinha numa vasilha à parte. Acrescentar o creme batido no liquidificador e bater bem até ficar uma massa bem homogênea. Adicionar o fermento, mexendo até ele ficar bem incorporado à massa. Por último, colocar as claras em neve, misturando suavemente. Despejar em forma untada e enfarinhada. Levar ao forno preaquecido.

(receita da Tânia)

Sugestões de cobertura

Se você usou forma redonda de aro no meio:

- Pode usar doce de casca de laranja em calda para umedecer e enfeitar o bolo. Ou peneirar açúcar de confeiteiro ou cristal sobre o bolo. Também pode espalhar casquinhas cristalizadas de laranja bem moídas no processador sobre o bolo.

Se você usou forma retangular:

- Primeiro, umedecer o bolo. Para isso, fazer uma calda com 100ml de açúcar, 100ml de água, cravos, um pouco de bebida de álcool (ferver um pouco). Fazer furos no bolo com um palito e espalhar a calda sobre toda a sua superfície com auxílio de uma colher grande. 

- Depois, espalhar açúcar sobre o bolo, usando uma peneira. Pode ser açúcar de confeiteiro, cristal, ou ainda casquinhas cristalizadas de laranja bem moídas no processador.

Dica ecológica: Você pode aproveitar os restos de polpa que ficam junto à casca quando faz suco de laranja para fazer este bolo (retire os restos de polpa com o auxílio de uma colher média de sobremesa). Substitua a laranja inteira pelos restos de polpa de umas 5 laranjas, e use a casca de apenas uma delas - porém, se não tiver garantia de serem frutas livres de agrotóxicos, despreze as cascas  (é bom ter sempre em casa cascas secas de laranjas orgânicas - após comer as frutas in natura, é só pendurar as cascas em local arejado e deixar que sequem: servem para chás e para uso culinário, e assim elas se conservam por muito tempo -; para usá-las neste bolo, lembre-se de hidratar a casca antes, quebrando-a em pedaços pequenos e cobrindo-a com água, para que amoleça
e seja possível moê-la no liquidificador).