sexta-feira, 15 de abril de 2011

Casquinhas de bergamota

  • cascas de bergamota (usar cascas de frutas cultivadas sem agrotóxicos)
Pode demorar alguns dias para reunir uma boa  quantidade  de  cascas,  então,  conforme  for consumindo as bergamotas,  vá guardando as  cascas  num  pote  na  geladeira  (em  vez  de descascar a bergamota só com as mãos, faça 4 cortes na casca no sentido longitudinal para
que saiam pedaços mais regulares).
  • água
  • açúcar (proporção aproximada: cascas de 5 bergamotas / 1 xícara de açúcar)
  1. Cortar as cascas em tiras antes de iniciar o processo.
  2. Dar uma rápida aferventada antes de colocar de molho (este "de molho" pode ser por 3 dias, na geladeira, trocando a água 2x ao dia).
  3. No dia em que for fazer o doce, é preciso dar mais uma aferventada, jogar fora a água imediatamente após desligar, deixando evaporar um pouco a água, para a casca ficar o mais seca possível.
  4. Em seguida, colocar o açúcar e cozinhar até secar. Não é sempre que a gente consegue acertar o ponto de açucarar, então, quando vejo que isso não vai acontecer, desligo, distribuo em formas para esfriar e, depois de frias, passo as casquinhas no açúcar cristal (não precisa ser uma a uma; para ser mais rápido, coloca-se açúcar num prato fundo e vai-se colocando porções de casquinhas, mexendo para separá-las). 
  5. Depois de frias, guardar em vidros bem limpos e bem fechados.
Dica ecológica: Se quiser, aproveite as águas descartadas para regar as plantas.