quinta-feira, 31 de março de 2011

Cachorrinhos

  • 1 xícara (chá) de água morna
  • 6 colheres (sopa) de óleo
  • 2 colheres (sopa) de açúcar
  • 1 colher (chá) de sal
Colocar os ingredientes numa tigela.
  • farinha de trigo (em torno de 1/2 kg)
  • 1 envelope (10g) de fermento biológico seco granulado
Distribuir 2 xícaras da farinha sobre a mistura. Abrir uma pequena cova no meio da farinha e colocar ali o fermento. Misturar bem. Ir adicionando mais farinha até ficar no ponto de massa de pão (sem grudar mais nas mãos). Então, modelar os cachorrinhos: colocar uma porção pequena de massa na mão, abrir um pouco formando um pequeno disco, colocar o recheio no meio e fechar o cachorrinho envolvendo bem o recheio e fechando bem as bordas (pode modelar como um rolinho). Distribuir em formas untadas e enfarinhadas. Deixar crescer por aproximadamente uma hora ou até dobrar de volume. Na hora de assar, pincelar com ovo batido. Assar em forno médio, preaquecido, por 20 a 30 minutos, ou até que estejam dourados.

Rendimento aproximado: 30 cachorrinhos

Algumas opções de recheio: 
  • presunto ou lombo canadense, 
  • linguiça calabresa (pode retirar a pele e cortar em tiras do tamanho que preferir, também pode fritar os pedaços já cortados, em sua própria gordura, antes de usá-los como recheio),
  • ricota enrolada em folhas de espinafre (neste caso, pode substituir um pouco da farinha por integral), 
  • goiabada ou chocolate.
Na panificadora:

Colocar a água, o óleo, o açúcar e o sal na forma da panificadora. Distribuir 2 xícaras da farinha sobre a mistura, abrir uma cova no centro e colocar o fermento. Acionar a panificadora no ciclo normal e, com o auxílio de uma espátula de silicone, ir adicionando mais farinha até dar ponto (como o de massa de pão). Deixar a panificadora seguir até o início do segundo descanso da massa, então desligar o aparelho, retirar a massa da forma, verificar se o ponto está bom (se ainda estiver grudando nas mãos, acrescentar mais farinha e sovar mais um pouco) e modelar os cachorrinhos.

Dicas:
- Para assar os cachorrinhos, use formas com laterais baixas para uma melhor circulação do calor. Ou utilize as formas invertidas, distribuindo os pãezinhos sobre o fundo externo (entretanto este recurso só pode ser usado para recheios que não derretam – para goiabada e chocolate, por exemplo, não é aconselhável, pois podem escorrer e sujar seu forno).
- Se possível, conte com o auxílio de uma forma com água na prateleira inferior do forno para que o vapor ajude os pãezinhos a ficarem mais macios e para que não assem demais na parte de baixo.