domingo, 4 de março de 2012

Sorvete de butiá

Versão 1

Primeira etapa

Bata no liquidificador por 3 minutos:

  • 1/2 litro de leite
  • 1 colher de chá de liga neutra
  • 1/2 xícara de açúcar
Coloque numa travessa de vidro e leve ao congelador até endurecer.

Segunda etapa
  • 1 lata de leite condensado gelado
  • 1 caixa de creme de leite gelado
  • de 1 a 2 xícaras de suco de butiá semicongelado*
Notas:
- O suco de butiá deve ser feito bem antes do preparo do sorvete (o melhor é que esteja semicongelado - ou seja, não completamente congelado, pois danificaria a batedeira, mas bem consistente). O aconselhável é aproveitar a época da safra para prepará-lo em maior quantidade e mantê-lo no congelador em pequenas porções para ir utilizando no decorrer do ano.
- Para que o sorvete aumente de volume e fique cremoso é importante que a mistura se mantenha o mais gelada possível durante todo o preparo, assim, é bom que os demais ingredientes também estejam bem gelados (por isso, coloque bem antes no refrigerador o leite condensado e o creme de leite que serão usados na segunda etapa). Também é importante que a temperatura ambiente não esteja muito quente, assim, nos dias de maior calor, procure deixar para preparar o sorvete nas horas mais amenas do dia ou à noite.

Preparo do sorvete:
Pique a base congelada com uma faca e coloque os pedaços na batedeira.
Adicione o leite condensado, o creme de leite e o suco de butiá.
Bata todos os ingredientes em velocidade baixa por uns 2 minutos. Se a massa estiver bem gelada, ela poderá aumentar bastante de volume, nesse caso, para evitar que transborde, separe a mistura em 2 partes (deixe uma no congelador enquanto você prepara a outra). Bata por mais 10 minutos cada uma das partes, aumentando gradativamente a velocidade. Leve ao congelador até endurecer.
Dica: Se a temperatura ambiente estiver muito alta ou se os ingredientes não estiverem gelados o suficiente o sorvete pode acabar ficando menos consistente e, ao congelar, a parte líquida do sorvete pode ficar depositada no fundo. Se isso ocorrer, você pode bater novamente a mistura na batedeira e voltar ao congelador por mais algumas horas para que ele fique mais cremoso.

Versão 2

4 potes de iogurte caseiro
500 ml de suco de butiá*
2 latas de leite condensado
coco ralado

Misturar / bater bem todos os ingredientes em batedeira e levá-los ao congelador até que sua consistência fique firme.
(receitas do Gilmar)

* Para preparar o suco concentrado de base: Separe a polpa dos caroços e moa no processador; depois, passe para o liquidificador, adicione 3 partes de água para 4 de polpa e bata; coe com coador de metal e/ou com a ajuda de um pano de voal, espremendo bem para retirar o máximo de suco. Congele em forminhas de gelo, preferencialmente de silicone, ou em outros recipientes. Guarde em potes com tampa, depois de congelado, e mantenha no freezer para ir usando conforme necessário.