domingo, 18 de dezembro de 2011

Links para artigos sobre alimentação

Benefícios que 58 legumes e frutas trazem à saúde:
Alimentos funcionais:
Cartilha Nutricional Petrobras:
  • http://www.fct.unesp.br/Home/Administracao/TecSaude-UNAMOS/Cartilha%20Nutricional%20(Petrobras)1.pdf
Preparo do feijão:

http://www.nutritodos.com.br/07/06/2012/feijoes-voce-sabe-prepara-los-corretamente/

Produtos sem lactose / Teor de lactose em produtos lácteos:
Alimentos colocados em questão:

domingo, 11 de dezembro de 2011

Dicas sobre pães e bolos sem glúten

Para untar a forma:
Experimente usar gordura de coco para untar a forma. Para enfarinhar, conte com o auxílio de uma peneira de trama fina para distribuir de modo mais uniforme a farinha. Boas farinhas para este fim são a de arroz e a de milho.

Para deixar a massa menos seca:
Se você não tem problemas com o consumo de fibras, experimente usar uma ou duas colheres (sopa) de psyllium. Na massa de bolos, pode-se acrescentar uma ou duas bananas amassadas (ou purê de maçã) logo depois dos ingredientes úmidos e antes de entrarem as farinhas. No momento de consumi-los, se quiser ainda mais umidade, pode umedecer as fatias com colheradas de chá. Aquecer um pouco a fatia também ajuda a torná-la menos seca.

Para assar:
Se o seu forno não distribui bem o calor, você pode colocar uma forma menor (tipo de minipizza) com água,  na divisão inferior do forno, para evitar que queime embaixo.

Para conservar:
Depois de assados os pães, espere esfriar e guarde num saco plástico ou num pote bem vedado; mantenha-os na geladeira por poucos dias ou no freezer (congele-os já fatiados); sempre aqueça-os na hora em que for consumi-los. 
Bolos:
A batedeira pode ser usada somente enquanto não entram as farinhas na receita. Depois, o melhor é bater a mão.
A textura da massa sem glúten deve ser mais líquida que a de bolo de farinha de trigo (senão o bolo fica "farinhento" e seco). 
Você pode optar por colocar pouca massa em cada assadeira (use duas formas pequenas que ocupem todo o forno em vez de uma média), assim é mais difícil que o bolo desande (e, deste modo, se você tiver problema com lactose e sua família não, torna-se possível deixar um bolo sem cobertura para você e, no outro, colocar qualquer calda e/ou cobertura para o resto da família). 
Se não quiser que o bolo fique muito calórico, em vez de colocar calda e cobertura, acompanhe-o com uma fruta úmida picada (mamão, por exemplo).
Caso queira usar calda e cobertura sem glúten e sem lactose, algumas sugestões:
  • calda para umeder o bolo: 100ml de água, 100ml de açúcar, alguns cravos, um pouco de bebida de álcool (ferver um para engossar um pouco, espalhar sobre o bolo furado com um garfo ou com um palito)
  • coberturas:
  •  açúcar de confeiteiro peneirado
  •  baba-de-moça (depois polvilhada com coco ralado ou com canela espalhada com uma peneira)
  •  calda de goiabada (150g de goiabada batida no liquidificador com 100ml de água e levada ao fogo)
  •  calda de cacau (ver receita aqui no blog)
  •  calda caramelada de leite de coco (ver receita aqui no blog)