segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Rolinhos de repolho - sem glúten e sem lactose

  • folhas de repolho
  • recheio de sua preferência (sugestões: presunto magro ou peito de peru, arroz e feijão; ou um ensopadinho)
Cozinhar as folhas de repolho por uns 3 a 4 minutos no microondas para que ele fique maleável. Colocar o recheio sobre cada folha e enrolar. É uma boa opção para um jantar leve e nutritivo.

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Pizza de farinha de arroz e polvilho sem glúten e sem lactose

·         2 colheres (sopa) de fermento biológico para pão (ou 1 tablete de 15g)
·         1 colher de açúcar
·         2 copos de água levemente aquecida (ou leite de soja)
·         15 colheres de sopa de farinha de arroz (aproximadamente 1 xícara)
·        5 colheres de sopa de polvilho doce
·         3 colheres de sopa de amido de milho
·         3 colheres de sopa de farinha de soja
·         3 ovos inteiros
·         2 colheres de óleo
·         1 colher de chá bem cheia de sal

Misture num recipiente o fermento biológico, o açúcar e a água levemente aquecida. Coloque no liquidificador, quando o fermento vier à tona, acrescente farinha de arroz, polvilho doce, amido de milho, farinha de soja, ovos, óleo e sal. Bata tudo até misturar bem. Desligue, tampe e deixe crescer até atingir a tampa do liquidificador ou até aumentar bem de volume (de 15 a 30 minutos, mais ou menos). Unte duas formas para pão com óleo e polvilhe com farinha de arroz (pode também usar gordura de coco no lugar do óleo). Coloque a massa nas duas formas e ponha no forno frio. Asse por aproximadamente 30 minutos a 180ºC .
OBS.: A água pode ser substituída por leite de soja. A farinha de arroz e o polvilho doce são a base do pão, nunca podem faltar. As outras farinhas podem ser substituídas por fécula de batata, farinha de milho, farinha de arroz integral ou outras farinhas sem glúten.
A massa fica bem líquida, e não cresce muito no forno, mas o sabor é muito bom e a textura não é "farinhenta". Com essa receita dá também para fazer pizza. Asse primeiro a massa, depois coloque a cobertura e leve para aquecer mais um pouco.
Fonte: nutricionista Adriana
(receita sem glúten e sem lactose)

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Tapioca - sem glúten e sem lactose

  • farinha de tapioca
  • óleo
  • recheio de sua preferência
Aqueça um pouco de óleo na frigideira e, com o auxílio de uma peneira de furos grossos distribua nela um pouco de farinha de tapioca (como se fosse uma panqueca). Deixe cozinhar uns 20 segundos, vire e cozinhe do outro lado. Coloque num prato, recheie a gosto e dobre ao meio (ou deixe-a inteira, aberta, e cubra com outro disco de tapioca).
Dica: Se a farinha estiver congelada, retire algum tempo antes e, depois de descongelada, passe por uma peneira (ou então parta-a em alguns pedaços e moa no liquidificador).